WhatsApp Image 2020-10-08 at 18.27.49.jp

GASTROENTEROLOGIA - 84.322

CIRURGIA BARIÁTRICA 

DR. MARCELO PAULO SERAFINI

DR. MARCELO PAULO SERAFINI GONÇALVES

CRM 84.322

Curso Superior

Pontifícia Universidade Católica de Campinas de 1989 à 1992- curso teórico básico. Internato de 1993 à 1994 com 1280 horas de plantão distribuídos nas áreas de clínica médica, clinica cirúrgica, pediatria e toco ginecologia.

Especialização

- Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos no período de 1995 à 1996.

- Attestation de Formation aux techniques de Chirurgie Digestive Laparoscopique et Thoracoscopique fornecido pela Société Française de Chirurgie Digestive.

- The Laparoscopic Surgery University Diploma fornecido pela Louis Pasteur University of Strasbourg, França.

- Título de Especialista em videocirurgia pela Sociedade Brasileira de Videocirurgia.

- Título de Especialista em cirurgia aparelho digestivo pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva.

- Título de Especialista em gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia.

- Título de Especialista em cirurgia bariátrica e metabólica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

- Mestrado em Gastroenterologia Cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.

- Ultra-sonografia em Medicina Interna pelo Centro de Treinamento em Ultra-sonografia de São Paulo (CETRUS).

 

OUTRAS ATIVIDADES

1.    Preceptoria da residência na área básica de cirurgia geral do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos de 1998 até 2008.

2.    Supervisor do Programa na área básica em cirurgia geral no Hospital Urgência de Guarulhos desde 2015.

3.    Preceptor da residência médica na área básica de Cirurgia Geral no Hospital Regional de Cotia/SP desde 2014

4.    Preceptor do internado de cirurgia geral da Universidade Cidade de São Paulo, desde 2019

5.    Preceptor do internado de cirurgia geral da Universidade São Caetano do Sul, desde 2019  

6.    Professor no curso de medicina na Universidade Nove de Julho, desde 2017

GASTROENTEROLOGIA |CIRURGIA BARIÁTRICA

A Cirurgia Bariátrica e Metabólica é hoje em dia o tratamento mais eficaz a longo prazo para pacientes com obesidade severa. Ela resulta em perda de peso sustentada em longo prazo, reduz ou resolve as comorbidades e, mais importante, reduz a mortalidade em pacientes com obesidade grave. Portanto, a cirurgia promove, com alta eficácia, a perda de peso e a resolução das doenças associadas à obesidade, por isso é hoje em dia conhecida também como Cirurgia Metabólica.
As diretrizes atuais das sociedades médicas relacionadas à obesidade, brasileiras e internacionais, recomendam a cirurgia bariátrica de acordo com os níveis de IMC e doenças associadas à obesidade.

PARA QUEM ESTÁ INDICADA A CIRURGIA?
Para pacientes com IMC entre 35 e 40, a cirurgia está indicada se houver comorbidades (doenças associadas à obesidade) como: diabetes, pressão alta, níveis anormais de colesterol ou triglicerídeos, síndrome da apneia do sono, doença cardiovascular, problemas nas articulações, entre outras.

Existem diversos tipos de cirurgias. São classificadas em cirurgias restritivas, mistas e disabsortivas. O tipo de cirurgia que melhor se adequa a cada paciente será decidido pela equipe multidisciplinar em conjunto com o paciente.

Atualmente, praticamente todos os tipos de cirurgias do aparelho digestivo podem ser realizados da forma minimamente invasiva, ou seja, por via laparoscópica.

Todos os pacientes que forem submetidos ao tratamento da Obesidade deverão ter o acompanhamento multidisciplinar com Cirurgião, Endocrinologista, Nutricionista, Psicólogo e Fisioterapeuta ou Profissional de Atividade Física, sendo muito importante para o sucesso do tratamento.

GATROENTEROLOGIA

Qualquer doença que esteja relacionada com o aparelho digestivo, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.Cuida de doenças no fígado, pâncreas, reto, cólon, estômago, intestino delgado, vesícula biliar e ductos biliares. E deve ser procurado sempre que notar sintomas como: problemas de digestão, diarreia, enjoo, prisão de ventre, dores de estômago, cólicas intestinais, etc.

Principais Patologias Tratadas

- Doença do refluxo gastroesofágico, que causa azia, dor e queimação na região do estômago. Entenda o que é e como identificar o refluxo gastroesofágico.

- Gastrite e úlcera gástrica, que causam queimação e dor no estômago, além de enjôo e má digestão;

- Pedra na vesícula: que pode provocar dor e vômitos após comer. Saiba mais sobre o que fazer na pedra na vesícula;

- Hepatite e cirrose, que são doenças graves do fígado que podem causar olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento da barriga;

- Síndrome do intestino irritável, doença que causa desconforto abdominal e diarréia;

- Pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, causada por cálculos ou uso de bebidas alcoólicas em excesso, e provoca dor na barriga;

- Doença inflamatória intestinal, doença relacionada à imunidade, que causa diarréia e sangramentos no intestino;

- Intolerância á lactose, tipo de intolerância alimentar que causa diarréia e inchaço abdominal após ingerir leite e derivados. Saiba como saber se é intolerância a lactose. 

Médico usa a tabuleta digital
AGENDAMENTO
online