unnamed (9).jpg

ELETROENCEFALOGRAMA

Quando fazer?

Geralmente, o exame é pedido quando há suspeita de epilepsia ou em casos em que a doença já é conhecida, para diagnosticar o seu tipo.

Eletroencefalograma é o teste que avalia a atividade elétrica do cérebro: pelos impulsos naturalmente gerados pelos neurônios é possível avaliar a normalidade (ou não) do ritmo e da intensidade da atividade cerebral.

Como é feito?

O EEG é realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo fixados por uma pasta aderente e condutora que irá captar os sinais elétricos que constituem a atividade cerebral. O procedimento dura, em média, 30 minutos, mas pode chegar a 1 hora. O aparelho de EEG é o responsável por captar as atividades elétricas do cérebro e amplificá-las, elaborando um gráfico das ondulações cerebrais. 

Necessita de preparação?

- Lavar bem os cabelos usando um sabonete neutro, mas com tempo suficiente para que estejam secos ao início do procedimento
- ​​​Não utilizar nenhum cosmético no cabelo. Esses produtos dificultam a aderência dos eletrodos ao couro cabeludo
- Não é necessário suspender os medicamentos de uso contínuo, mas eles devem ser informados ao médico
- ​Para fazer o EEG em sono, pacientes devem dormir no máximo 3 horas na noite anterior ao exame. Bebês podem ser alimentados durante a colocação dos eletrodos, para facilitar a indução do sono

- Crianças ou pessoas com dificuldade para dormir podem ter o sono induzido na clínica, através de sedativo leve.

Médico usa a tabuleta digital
AGENDAMENTO
online